Como eram produzidos os primeiros vinhos da Serra: produção comercial ou consumo próprio?

23/07/2021

Dando continuidade à nossa série “Santini 35 Anos- Uma história do Mosto Ao Brinde”, hoje vamos falar mais sobre como era a produção do vinho no início de sua popularidade na Serra Gaúcha.
Como foi contado anteriormente, o cultivo de uvas e vinho começou apenas para consumo próprio das famílias imigrantes que se mudaram para o Sul do nosso país. Entretanto, ao chegarem aqui, os italianos não encontrarem as chamadas Vitis Viníferas (como a Merlot e Cabernet Sauvignon, uvas típicas italianas). Somente encontraram uvas da espécie Vitis Labrusca (como a Niágara, a Concord e a Isabel), as americanas. Estas foram as variações da fruta que demonstraram maior adaptação ao clima e resistência às pragas locais.
Sem opção, os imigrantes Italianos começaram a produção dos vinhos de mesa, vinhos mais simples, feitos destas uvas que eles encontravam por aqui. Com o tempo eles passaram a usar a bebida como moeda de troca por alguns alimentos na região e, mais tarde, pequena produção para vendas locais. Assim deu-se o início da cultura do Vinho na Serra e no Brasil, que perdura até os dias de hoje.
Gostou do conteúdo? Aguarde o mês que vem para mais um post!